quarta-feira, 2 de março de 2016

Memórias do Esporte na data 02/03

                                                                           02/03



02/03/1.894- Ocorreu a disputa da primeira taça em Portugal e foi realizada a primeira partida de futebol entre clubes das duas maiores cidades portuguesas, Lisboa e Porto. A taça foi oferecida pelo Rei que patrocinou o jogo, o nome do troféu é D.Carlos I, a taça também é chamada de Copa do Rei. O local do jogo foi o Campo Alegra na cidade do Porto, também chamado de Campo dos Ingleses, casa do Oporto Cricket and Lawn-Rennis Club, o Futebol Clube do Porto até os dias atuais famoso clube português, perdeu o jogo e a taça por 0x1 para o Football Club Lisbonense, que foi o primeiro a conquistar uma taça em Portugal.

Foto do convite do Porto para o Lisbonense: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/6/69/ConviteFCPortoClubLisbonense.jpg/250px-ConviteFCPortoClubLisbonense.jpg



02/03/1.951- Aconteceu a primeira partida do clássico jogo entre as estrelas do Oeste e do Leste da NBA. O primeiro all-star game foi vencido pelo Leste por 111 x 94 contra o Oeste, com parciais nos quartos de (31-22, 22-20, 30-22, 28-30), o jogo foi realizado em Boston, no lendário Boston Garden, ginásio do nos dias de hoje o maior campeão da NBA, Boston Celtics com 17 títulos, o jogador do time da casa Ed Macauley foi o cestinha e MVP, com 20 pontos, 6 rebotes e 1 assistência.

Os times nos dias de hoje: Golden State Warriors (Philadelphia Warriors)-Ney York Knicks (Ney York Kninckerbockers)-Philadelphia 76ers (Syracuse Nationals); Sacramento Kings (Rochester Royals)-Atlanta Hawks (Tri-Cities Blackhawks)-Detroit Pistons (Fort Wayne Pistons)-Los Angeles Lakers (Minneapolis Lakers), os demais times deixaram de existir e o Boston Celtics permanece até os dias atuais com esse nome.


Ficha do jogo: Leste 111 x 94 Oeste
Local: Boston Garden- Boston
Juízes: Pat Kennedy e Charley Eckman 
Público:10.094
Cestinha: Leste e do jogo: Ed Macauley 20 pontos; Oeste: Alex Groza 17
Rebotes: Leste e do jogo: Dolph Schaves 14; Oeste: Alex Groza 13 
Assistência: Leste e do jogo: Dick McGuire 10; Oeste: Bob Davies e Jim Pollard 5

LESTE- Titulares: Bob Cousy (Boston Celtics); Joe Fulks (Philadelphia Warriors); Ed Macauley (Boston Celtics); Andy Phillip (Philadelphia Warriors); Dolph Schayes (Syracuse Nationals), Técnico: Joe Lapchick (Ney York Kninckerbockers)

Reservas: Paul Arizin (Philadelphia Warriors); Vince Boryla (Ney York Kninckerbockers); Harry Gallatin  (Ney York Kninckerbockers); Dick McGuire (Ney York Kninckerbockers); Red Rocha (Baltimore Bullets)
Alternativo: Ken Murray (Baltimore Bullets-Na convocação, por isso atuou no Leste); (Fort Wayne Pistons-Na época da partida)


OESTE- Titulares: Ralph Beard (Indianapolis Olympians); Bob Davies (Rochester Royals); Alex Groza (Indianapolis Olympians); George Mikan (Minneapolis Lakers); Jim Pollard (Minneapolis Lakers), Técnico: John Kundla (Minneapolis Lakers)

Reservas: Frank Brian (Tri-Cities Blackhawks); Dwight Eddleman (Tri-Cities Blackhawks); Larry Foust (Fort Wayne Pistons); Vern Mikkelsen (Minneapolis Lakers); Fred Schaus (Fort Wayne Pistons)
Alternativo: Arnie Risen (Rochester Royals)



02/03/1.969- O Sport foi campeão do primeiro torneio Norte-Nordeste válido pelo torneio de 68, vencendo o Remo no segundo jogo da final por 2x1 na Ilha do Retiro. Além de ser o primeiro campeão, o Sport é o maior campeão da competição junto com Ceará e Fortaleza, todos com uma conquista. O campeonato teve três edições, todas elas com times de todos os nove estados do Nordeste e as duas principais potências do Norte no futebol, os times do Amazonas e do Pará, por esse motivo estes três campeonatos tem mais reconhecimento da mídia e são considerados pela maioria da mídia especializada os únicos Torneios Norte-Nordeste, mas aconteceram outros torneios com menos times e estados representados ao longo da história.

Foto do trofeú: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/wp-content/uploads/2010/12/Torneio-Norte-Nordeste-de-1968-3.jpg
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/wp-content/uploads/2010/12/Torneio-N-NE-1968.jpg






02/03/2.003- O tenista suiço Roger Federer conquistava seu sexto título na carreira e o primeiro em Dubai, na final do ATP de Dubai , ele venceu o tenista tcheco Jirí Novák. O placar da final foi de 2x0 em sets, parciais de (6-1, 7-6-(7x2) ) para Federer, curiosamente este foi o segundo ATP 500 (terceira categoria em importância) que Federer venceu, o primeiro foi justamente contra o mesmo adversário desta segunda conquista.

Vídeo: A final completa:  https://www.youtube.com/watch?v=rieq_fDvmX4



02/03/2.014- O tenista argentino Federico Delbonis vencia seu primeiro e até a data atual único título, na final do Brasil Open no Ibirapuera em São Paulo-SP, ele venceu o tenista italiano Paolo Lorenzi. O placar da final foi de 2x1 em sets, parciais de (4-6, 6-3, 6-4) para Delbonis, essa foi a única final disputada pelo vice-campeão.

Vídeo: O ponto final de cada set: https://www.youtube.com/watch?v=1w5No9Ffceo

Nenhum comentário:

Postar um comentário